terça-feira, 30 de julho de 2019

ENTREVISTA COM A CUSTOMIZADORA DAYI DOLLS

Sobre amizades no mundo do colecionismo Dayi afirma que "Você acha pessoas incríveis que a honestidade é sentida de verdade. Enquanto outros elogios são apenas por educação."


É sempre bom dar espaço aos talentos do nosso Brasil!
Hoje vamos conhecer melhor a customizadora Dayi Dolls, que vem botando a falência as fábricas de naftalina on the world! Huauahauahuah…

É que a Dayi consegue transformar bonecas antigas preservando sua personalidade, mas dando um toque moderno ao visual das dolls. Ela é única nisso em nosso país!


BGP. Pra começar vamos matar logo a curiosidade sobre o seu “nome artístico” que é Dayi Dolls. Como surgiu o Dayi?

DD - Oi é um prazer participar dessa entrevista. Me sinto honrada, Sou uma admiradora do seu trabalho eu amo ler seu blog. Dayi é um apelido que as pessoas acabam me chamando. Meu nome é Dayane, e daí "Dayi" fica mais fácil e eu gosto bastante. Pensei em criar um perfil no Instagram para expôr minhas artes e pensei... Pensei… E tive a ideia mais fácil: bonecas em inglês - Dolls.. Dayi dolls! Rsrs

BGP. Nem sempre você mexeu com customização de bonecas… Muito antes de isso tudo começar, sua vida com o mundo da arte começou quando você precisou olhar melhor pra sí mesma e começar a se produzir para trabalhar. Como essa autovalorização te ajudou a se encontrar e também te conduziu ao mundo das artes?

DD - Desde pequena eu gostei de pintar e desenhar. Aos 15 anos fiz curso de pintura e desenho. Logo após trabalhei em concessionárias de automóveis. Quando por conta da aparência precisei mexer com maquiagens. Tive a ideia de me profissionalizar em maquiagem e fiz cursos em São Paulo, trabalhei como maquiadora profissional por 8 anos. Especialidade em noivas.
Teve uma época que me encontrei deprimida e sem amor pelo meu trabalho. Por acaso vi um vídeo no YouTube, um rapaz gringo pintando o rosto de uma boneca, aplicando técnicas de sombra e luz e pensei: " opa! Acho que consigo fazer isso!

E comecei a fazer isso pelo prazer de pintar algo que não falava, que não expressava opinião rsrs.. amei e nunca mais parei.




BGP. Das telas de pele para as telas de plástico. Quais as principais diferenças entre maquiar e fazer custom doll? Porquê?

DD - Na verdade é uma pergunta interessante. A pele humana tem o segredo de estar muito bem hidratada para uma boa maquiagem. A preparação é tudo.
A de plástico a mesma coisa. Produtos de qualidade são sempre a cereja do bolo. 
Maquiar uma boneca é tão delicado…! A parte boa é que posso fazer exatamente o que eu quero, com cliente “humana” não tenho essa liberdade, salvo alguns casos.

BGP. De todos os cursos de maquiagem, tutoriais… O que realmente te ajudou na hora de iniciar os trabalhos com bonecas?

DD - As técnicas de sombra e luz e a lógica das cores. Acho que muda apenas o tipo de pele e produtos. Apenas isso. A sintonia dos rostos, o delineado, colocar os cílios, tudo igual, blush…! O que eu mais gosto é do esfumado. Sou adepta da maquiagem embelezadora, que é aquela mais suave.

BGP. Grande parte das dolls que você assina são Susis da Estrela. O que nela te chamou a atenção?

DD - Não gosto de fazer um novo olho, ou seja, desenhar e pintar um olho. Como a Susi dos anos 90 era fácil de achar, comprei algumas na feira, e percebi, que aqueles olhos eram prontos, não precisaria refazer eles.
Isso tornou a boneca meu foco, pois era fácil o acesso a ela. Daí aprendi um pouco mais sobre a marca Susi. Comecei a gostar dos traços dela, principalmente os lábios, acho bonito demais.

BGP. A gente gostaria de saber de todas as suas dolls qual a sua preferida. Conte a história dela!!!

DD - Minha preferida é uma Susi fazendo pose dos anos 70. Ela veio tão estragada para mim, que honestamente achei que não teria jeito. Pensei em trocar o cabelo dela por um novo e da cor laranja, Fiz pintinhas no rosto e simplesmente amei o resultado. Essa não vendo. Ela é minha pra sempre. 

BGP. A técnica ooak ou repaint é muito popular no mundo inteiro, principalmente em Barbies. Houve resistência quando você iniciou a fazer sua arte em Susi? Gostaria de compartilhar com a gente algum relato que de alguma forma te marcou (positiva ou negativamente)?

DD – Sim, muita resistência.  O que para mim foi uma grande surpresa. Jamais achei que o mundo de coleção fosse tão crítico e duro com artistas. Chegaram a escrever um post numa rede social dentro de um grupo famoso de colecionadores da boneca Susi assim: " tenho ranço de quem pega bonecas raras e prática customização ". Eu sabia que aquilo era pra mim! Eu realmente sou dura na queda, não ligo mesmo.
Sei tanto refazer apenas a maquiagem original, como pintar como eu bem entender. E isso não vai acabar. Faço porque gosto. O dia que isso for obrigação, eu paro. 
Quanto mais resistem, mais farei. Afinal, as bonecas são minhas.
Por outro lado, existem pessoas maravilhosas que colecionam e me impulsionam demais. Viraram clientes que confiam em minhas mãos suas bonecas Susi antigas para apenas por um batom, um blush, um delineador. Faço com carinho e amor!

Então, há um equilíbrio, entre amor e ódio dentro disso.





BGP. O mundo Doll é feito de grandes e pequenos colecionadores. O universo do colecionismo Susi é bem dividido e acirrado. É possível fazer amigos de verdade nesse mundo cor de rosa shock?

DD - Sim, e possível. Você acha pessoas incríveis que a honestidade é sentida de verdade. Enquanto outros elogios são apenas por educação.
Particularmente eu nunca busquei elogios, sempre fiz por mim, por sanidade mental, e um momento de relaxamento, de hobby da alma. Então receber ou não elogios não interfere. Já saí da maquiagem por causa da competição entre amigas, nunca mais quero isso para mim.

BGP. Sabemos que a Susi saiu de linha em 2016. Se ela fosse voltar que orientação daria para a fábrica ter um lançamento ideal?


DD – Acredito que se a fábrica que a criou trouxesse a boneca em estilo retrô para colecionadores venderia muito. Muita gente gostaria de ter uma Susi Antiga. Eu mesma compraria. Também expandir para o mercado atual uma nova Susi seria interessante. A última Susi é linda e eu simplesmente amo e prezo muito por ela também. Acredito que a venda teria que ser em preços decentes e as bonecas antigas de sites de vendas, estariam com seus dias contados.




BGP. Recentemente você publicou que está dando um tempo na sua arte doll. Percebemos também uma resistência com a Susi da Estrela, que sempre foi um objeto de customização da sua carreira de customizadora. O que está acontecendo e quando vamos poder apreciar seu trabalho novamente?

DD – Vamos por partes! Na verdade, estou apenas dando uma pausa para serviços de customização ou repaint de Susis antigas por encomenda devido motivos pessoais. Não posso me comprometer com datas e entregas momentaneamente.
Tenho Susis minhas aguardando ansiosamente por meus gizes pastéis. Isso não vai parar!
A Fábrica em questão me decepcionou e muito. Depois de tanta insistência perdi totalmente a vontade em lutar pela boneca. Sei que há a disputa de colecionadores, pessoas extremamente exigentes e tudo isso talvez assuste a fábrica. Associado a isso vemos também queda de vendas e interesses de fashion dolls em crianças. Eu acredito na marca Susi, já a própria Estrela não sei afirmar se acreditam… Não sinto mais a mínima vontade de lutar, a resistência deles me desanimou. Isso me aborrece muito. 

BGP. Qual é o recado que você deixa para pessoas que estão querendo aprender a customizar uma boneca e que eventualmente podem estar se sentindo rebaixadas e desvalorizadas?

DD - Eu amo ver trabalhos de customização de iniciantes. Sigo um perfil, que as customizações não são tão belas, há defeitos a considerar nos desenhos e traços, mas o artista em questão acredita tanto no que faz que isso me obriga a prestigiar e estar lá. Se você faz por amor, sem cobranças, se isso te traz paz: faça.
Minha dica é: Não dependa jamais de elogios. Jamais! Seja seu próprio crítico, estude bastante, aprenda a valorizar quem está começando e nunca se ache melhor do que ninguém. Ensine o que sabe, mas ensine para as pessoas certas.





Gostaram? Aplaudo tudo que a Dayi falou! Sensata e amorosa podemos ver que essa artista é uma pessoa para se guardar dentro do coração. Seus trabalhos são admiráveis! Torço para que volte logo ao mercado!
Só discordo dela em um único ponto: o de lançar Susi linha Colecionável.
Gente o que percebo no mundo Susi são realmente panelinhas de colecionadores de cada geração da doll brasileira. Quem aprecia a Susi de geração X não gosta da boneca de geração Y, que não simpatiza com a mold face da geração Z que todos odeiam a remoldelada de 2007. Mas que agora, passados 12 anos, ela se tornou vintage e pode ser vendida mais cara e estão começando a gostar dela. Sabe...?! Pronto falei!
Acho que a Estrela pode realmente se lascar lançando uma linha collector da Susi pois tende a não agradar os colecionadores, já que ao meu ver cada um quer a sua tal e qual era naquela época. Acho que a Susi para crianças seria uma escolha ousada, mas que se bem formulada pode sim ser um grande sucesso! As crianças não exigem que a boneca seja assim ou assado: se elas gostam, elas acolhem de verdade e pronto.
Torço por uma volta da Susi para as gerações futuras e não pra nós, velhos que já estamos com um pé na cova e outro no facebook. Huahauhauahauha!

6 comentários:

  1. Dayi Mãos de Fada, maravilhosa artista! Amo seu trabalho! Parabéns 🤗

    ResponderExcluir
  2. Ai que orgulho ter uma arte sua aqui comigo!Ta famosa bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Obrigada eu q me orgulho de ter conhecido vc. Pessoas como vc me animam!

      Excluir
  3. Parabens pelo talento e sucesso.Tenho uma Susi gigante customizada por você.Sucesso!

    ResponderExcluir