O estilista americano Robert Best já trabalhou para importantes nomes da indústria de moda americana, como Donna Karan, Isaac Mizrhari e Anne Klein. Porém, em busca de novos desafios, trocou os infindáveis metros de tecidos do prêt-à-porter por proporções um tanto mais reduzidas. Tão reduzidas que, para garantir a mesma atenção aos detalhes que fazem toda diferença na passarela, precisam de pinças e, às vezes, até lupa.
Hoje, é ele o responsável por criar não só as roupas, mas todo o visual de versões marcantes e colecionáveis da Barbie como as inspiradas em Audrey Hepburn, Heidi Klum, Grace Kelly.
Depois de trabalhar com grandes nomes da moda americana, o que te levou a mudar o foco de sua carreira?
Estava atrás de novos desafios. Na época, eu não pensei especificamente na Barbie ou em roupas de boneca, apenas queria experimentar algo diferente. Então, um amigo meu me falou sobre esse trabalho na Mattel, para a Barbie, e acabei enviando meu portfólio... Dezesseis anos depois aqui estou eu.
Dezesseis anos é bastante tempo! O que te mantém animado no trabalho ao longo de todos esses anos?
O que eu amo nesse trabalho é que ele está sempre mudando. Nunca é a mesma coisa. Além disso, através da Barbie eu posso trabalhar com outros estilistas e celebridades em parcerias muito interessantes. É uma experiência que sempre se renova e se mantém sempre muito interessante para mim.
Já que você falou das parcerias com outros estilistas, como que funciona isso dentro da Mattel?
Quando nós trabalhamos com algum outro estilista ou designer, há vários fatores envolvidos, por isso temos agentes e advogados para garantir que a parceria seja proveitosa para os dois lados. Geralmente, é tudo planejado com muita antecedência, levando em conta acontecimentos da cultura pop e até tendências de moda. Criativamente é um processo muito interessante, pois trabalhamos de maneira bastante próxima para garantir que suas visões sobre a Barbie sejam materializadas. Geralmente, as Barbies acabam se tornando extensões de suas marcas, então, se eles estão trabalhando com alguma coleção específica, ou se eles querem apenas reproduzir um estilo marcante, nós pegamos essas informações deles e trabalhamos em cima da boneca.
Você tem alguma parceria favorita até agora?
Eu gosto de todas elas igualmente (com sorriso constrangido). Mas é sempre mais fácil se lembrar das mais recentes, como a que fizemos com o (designer de sapatos) Christian Louboutin. Essa, especificamente, foi uma parceria muito divertida de fazer, porque foi bem grande. Eram três bonecas diferentes e uma sacola de presentes com recriações de sapatos especialmente para as Barbies. Além disso, ele (Christian Louboutin) trabalhou muito próximo da gente, viajando constantemente para Los Angeles para garantir que a parceria fosse um sucesso. É muito bom quando seu parceiro está animado com projeto.
E as celebridades? Elas também são tão engajadas?
(Com um sorriso constrangido novamente) As celebridades... São divertidas! A abordagem é bastante similar quando trabalhamos com elas, mas algumas acabam sendo mais participativas do que outras. O importante é que tentamos fazer as parcerias serem exclusivas para cada pessoa com que trabalhamos, podendo melhor atender suas vontades e promover uma verdadeira troca de informações.
Nesses casos, você tem total liberdade para criar ou você simplesmente tem que executar uma ideia já concebida?
Varia bastante e depende com quem a gente trabalha. Às vezes elas (as celebridades) vêm apenas com sugestões de como querem suas Barbies e, nesses casos, nós apresentamos uma série de opções. Porém, algumas celebridades já chegam com ideias muito especificas sobre como querem sua parceria, então só temos que executar suas vontade.
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