terça-feira, 30 de julho de 2019

O QUE ESTÁ ACONTECENDO AS FASHION DOLLS?

Gente linda venho levantar com vocês um questionamento que venho me fazendo a algum tempo e ontem se tornou mais forte. Li em um artigo publicado no portal Terra que na China o LEGO tem se tornado muito popular. 
De acordo com a pesquisa do The Economist, local onde o artigo foi publicado originalmente, a ascensão da Lego na China tem sido rápida. Em 2017, superou o Alpha Group, um gigante local, para se tornar a principal empresa de brinquedos do país (sem incluir os videogames). Nos últimos dois anos, abriu 89 lojas e até dezembro pretendem abrir mais 50 unidades.
Desta forma a Lego retomou seu status de maior fabricante de brinquedos do mundo, arrebatado da Mattel em 2014. O artigo afirma ainda que ano passado a Mattel conseguiu suas maiores receitas em cinco anos com as bonecas Barbie e mesmo assim a “número 1” do mundo ficou para trás do Lego.
Uma coisa que me chamou atenção no artigo foi que eles afirmaram que a Barbie não conseguiu se regionalizar no oriente. Segundo a publicação na China é difícil convencer pais recatados dos méritos criativos de bonecas fúteis, e os colecionadores chineses adultos preferem a baixinha e mais rechonchuda Molly, uma popular boneca local.


Boneca Chinesa Molly

Boneca Chinesa Molly

Isso me fala que cada povo tem vontade de se enxergar em seus brinquedos e as fashion dolls tem que acompanhar o que as crianças e adultos gostam. Por outro lado fico em dúvida sobre a estética de certos lançamentos de bonecas da atualidade… A MGA, famosa por terem trago uma das grandes rivais da Barbie, as Bratz, estão bombando com as bonecas LoL (nem sei se é assim mesmo que se escreve). 
Gente mas que bonecas feias! Meu pai eterno! Parecem que são todas minhas conterrâneas: tudo cabeçuda com aquela boquinha de quem quer “cat”, né? Aff… Não me cativam!
Aí vem com uma coleção super ousada, baseadas claramente em divas do pop em 4 versões que apesar de continuarem muito feias tem o fashion inigualável, cabelo, acessórios, detalhes nas mãos que mostram um patamar bem elevado de fashion dolls. São as LOL Surprise! O.M.G. que estão na pré-venda em alguns sites pela bagatela de R$399,00. Chupa essa manga!



O comercial é tudo de bom, né?! Gente mas porque tão feias?! Se as roupinhas coubessem em Susi… Comprava só pra vestir minhas dolls. Huahuahauha!

Outras bonecas que foram lançadas e estão sendo testadas nos EUA são as Wild Hearts Crew. SEM PREVISÃO DE VENDA NO BRASIL. Elas tem o corpo mais cheio de curvas, mesmo as duas que são mais magrinhas não são esqueléticas. A pegada delas é mais rock, tatuagem, patins… Eu gostei bastante da estética delas. TALVEZ sejam uma atualização das My Scene, né? Estão falando que elas substituirão as Ever After High. De qualquer forma não causam tanta estranheza em comparação com as LOL Surprise O.M.G.


Wild Hearts Crew

Wild Hearts Crew - imagem divulgação Mattel

Wild Hearts Crew - Mattel

Wild Hearts Crew - divulgação Mattel
O que quero levantar com esse texto é que o mercado de fashion dolls está se atualizando. Hoje para chamar a atenção de crianças e adultos não basta ter filme, caderno, roupa com a marca da boneca. Ela tem que mostrar uma diferença! Acho que isso começou com as Monster High, que são o cúmulo da excentricidade para um mercado comercial. Elas abriram caminho para as outras e o que me pergunto hoje é: esse direcionamento que as grandes fábricas estão levando as fashion dolls é algo positivo?
Será que, como está acontecendo em alguns países como a China, quando uma doll local faz mais sucesso que as mundiais, isso não mostra que o diferencial que falta é um toque de regionalização do brinquedo?
Acredito que aliar criatividade, como o Lego faz MUITO BEM a beleza e identificação como uma fashion doll deveria fazer podem ser um grande desafio, mas se alguém acertar essa junção pode sair uma doll sucesso mundial!

Torço para que possamos logo ver uma boneca brasileira que possa concorrer de verdade com essas dolls que vem chegando ao mercado e que logo ganharão fama entre nossos pequenos. Eu queria a Susi, né? Huahauhauahua… Quem sabe?!
Em sua entrevista ao nosso blog o artista Noel Cruz afirmou que a Susi poderia fazer muito sucesso se fossem produzidos pra ela  “...acessórios e fashions para ela com muitas possibilidades de jogos para as garotas” que traduzissem o dia a dia das brasileiras. Em uma outra entrevista aqui no blog, muito polêmica por sinal, um profissional de marketing que estudou a Susi junto com a Estrela afirmou que no relançamento da boneca em 2007 ao invés da marca tirar o estigma de “escorada” e de “prima pobre” da Barbie a Estrela colocou a Susi para fazer milhares de atividades como ir ao sushi, academia, virou fada, teve roupas de grife chiquérrimas da época, mas não mostrou para as pessoas quem é a Susi e nem se preocupou em saber se o público da doll brasileira estava ali onde ela estava.

Acho que hoje com essa vasta popularização das redes sociais onde todos podem aparecer, as chances de fazer sucesso estão menos complicadas e por isso aquele sonho de ver na TV ou fantasiar em algum brinquedo “o que a gente quer ser, mas não consegue” ou ainda de “querer ver o que nunca poderíamos ter na vida real” se torna cada dia mais distante pois o povo quer se ver, quer muito mais do que admirar: querem se identificar.
Uma técnica para atrair colecionadores, que eventualmente podem trazer esse lançamento para gerações futuras, é o relançamento de brinquedos antigos, né?! Claro, o ideal é que esse lançamento tenha um upgrade. Não é só pegar aquela boneca de Mil Oitocentos e me esqueci e botar no século XXI tal e qual! Exemplo positivo?

SINDY 2020! Segundo informações do último DollyCon do Reino Unido a boneca que deu origem a nossa Susi volta ano que vem. Uma marca chamada Kid Kreations e a Toy Retailer adquiriram uma licença da Pedigree para projetar e lançar uma nova linha da Sindy destinada a colecionadores. Presentes na feira divulgaram em suas redes sociais que a nova Sindy será lançada exclusivamente para o mercado de collector, com tecidos de alta qualidade e padrões de produção. Serão produzidas apenas 4 mil unidades de cada boneca. Os protótipos estão PERFEITOS! Vejo a Sindy da década de 60 e de 70, mas com uma maquiagem mais moderna, com a moda dos dias atuais. Se atualizou sem perder sua personalidade.


Protótipos Sindy 2020

Alguns colecionadores permanecem um pouco céticos sobre o lançamento da doll ano que vem, já que novas Sindys foram prometidas anteriormente e nunca saíram de projetos. Rachel Godfroy Scott, desing de fashion dolls, assegurou aos colecionadores que ela está trabalhando com o Kid Kreations em seu escritório e na fábrica. Vamos aguardar!!!!

2 comentários: