quinta-feira, 9 de maio de 2019

AFINAL DE CONTAS QUEM É A SUSI?


PROFISSIONAL DE MARKETING QUE FEZ PROFUNDO ESTUDO COM A BONECA SUSI DECLARA QUE UM DOS MOTIVOS PARA A FASHION DOLL AINDA NÃO ESTAR DE VOLTA AO MERCADO TEM SIDO A EXPECTATIVA CRIADA PELOS PRÓPRIOS COLECIONADORES EM EXIGIR UM RETORNO COM OS MOLD FACES NOS ANOS 60 E 70.

Bem o post de hoje é diferente… Não tem review, não tem custom doll, não tem tutorial. Pra hoje o que temos é uma entrevista sobre o relançamento da Susi em 2007. Quem me acompanha aqui no blog sabe que minha paixão por customização começou quando eu queria deixar a Susi mais bonita, inúmeras vezes falei que a fashion doll brasileira me estimula a produzi-la!
Nesses 10 anos pesquisando, tentando, aprendendo, errando eu consegui. Consegui fazer uma Susi que eu olho e gosto do resultado. Mas hoje não temos mais Susi pra vender… Ela saiu de linha em 2016.
Como bem sabem comecei minha coleção em 2009 e só conhecia a Susi última geração. EU GOSTO DELA!
Participo de N grupos no facebook sobre Susi e desde que entrei percebo uma supervalorização das Susis antigas e as, da até então, nova geração eram extremamente criticadas. Sabemos que a Estrela pecou em qualidade, variedade de etnias, roupas, maquiagem e principalmente na harmonização facial dela, mas será que em vez de rejeitar e criticar os colecionadores não deveriam sugerir mudanças na modernização da Susi?
Todas as bonecas se modernizam, todas mudam. Porque com a Susi seria diferente?
Sabemos que nossa infância tem extrema importância pra toda nossa vida! Tudo que vivemos neste tempo define quem somos e nossos brinquedos trazem essa sensação nostálgica de que se abriu uma fenda no espaço-tempo e a gente volta a ter aquela idade de quando brincávamos com aquilo.
Imagino que o grupo que defende essas Susis tão antigas e rejeitam a todo custo as da última geração ficaram presas nessa fenda e não conseguiram voltar mais para a realidade atual.
A possível consequência disso e muitas outras informações sobre a reestilização da Susi em 2007 você confere nesta entrevista E X C L U S I V A!!!
Conversamos com um profissional de marketing que fez um profundo estudo sobre a nossa Susi com o consentimento da Estrela e pode nos dar uma luz sobre o que aconteceu neste tempo. Deixaremos a identidade desta pessoa em segredo para preservar sua imagem. Veja quão reveladora é essa conversa:


BGP – De todas as bonecas fashion qual a motivação te levou inicialmente a escolher a Susi como objeto de estudo?
Acredito que tenha sido mais por uma questão familiar mesmo. Pra quem nasceu no final da década de 90, houve uma oportunidade de entender um pouco do que a marca representou décadas antes. Minha maior motivação foi tentar compreender o motivo pelo qual as pessoas reforçavam tanto em seus discursos os termos como “gorda”, “pobre” e outras características negativas a Susi.


BGP – Conseguiu? Fala um pouco sobre essa “resolução”.
Infelizmente não. O motivo? Os colecionadores não enxergam a personagem desta forma. O mercado de colecionadores é muito distinto do mercado tradicional, ainda mais porque o processo de passar uma marca de geração em geração se baseia em experiências da pessoa que adquiriu o produto na época de seu auge (ou não). O marketing da Barbie, por exemplo, é muito forte!!! E para tornar qualquer concorrente o oposto do que ela é fácil. Por isso o estereótipo de que a Barbie tem tudo, é rica, glamorosa, e afins aconteceu.


BGP – Por que a Estrela resolveu fazer a reestilização da Susi?
Existe uma ferramenta no marketing que avalia o ciclo de vida de um produto desde o período de seu lançamento até mesmo o seu declínio e possivelmente sua saída do mercado. A Estrela muito provavelmente se programou anos antes para que no momento ideal reascendesse o nome da marca no mercado. Como sabemos, esse ano foi o de 2007 com a estreia de uma Susi totalmente repaginada.


BGP – Muitas pessoas não percebem, mas o corpo da Susi reestilizada, chamo aqui de última geração, não é igual ao da Barbie. A Susi realmente tem mais curvas. As roupas da Barbie ficam bem apertadas na Susi. Com isso percebemos que houve um cuidado com ela. Por qual motivo houve tantas falhas no mold face?
Tenho uma crença muito grande de que a Susi repaginada utiliza sim o mesmo corpo da Barbie, mas não das linhas tradicionais da época e sim da linha My Scene. Elas possuíam um corpo um pouco maior por conta dos traços físicos que também eram maiores, como pés e cabeça. Em relação ao mold face, culpo principalmente o departamento de qualidade e infelizmente o próprio Departamento de Marketing da Estrela por aplicarem tamanhos esforços em tentar manter a boneca atualizada em comparação as suas concorrentes de mercado e permitir tanta instabilidade de branding por conta de custos produtivos.


BGP – Traduzindo? Heheheh… Explica melhor pra gente!
Significa que em todo instante a empresa desenvolveu várias versões de uma única personagem em pouco espaço de tempo. Tornaram a Susi muito instável. Por isso em tantos instantes, até mesmo por parte dos colecionadores, é necessário especificar a diferença entre as linhas a partir de 2007.

SUSI CONTOS DE FADA DIVULGADA COM MOLD FACE BRASILEIRO TIPO 2

A BONECA REAL. VENDIDA COM MOLD FACE CHINÊS TIPO 2


BGP – De 2007 até a última Susi lançada existiram pelo menos 2 mold faces brasileiros da Susi e 2 chineses. Levando em consideração que a Fábrica Yinyu Toys era paga pra fazer a boneca porque tanta divergência inclusive com os molds feitos aqui no Brasil?
Admito que até hoje não entendo o que houve em relação as questões produtivas Susi a partir de 2007. Me recordo que ao pesquisar os vídeos de anúncios televisivos e até mesmo o anúncio oficial na TV Gazeta, os moldes apresentados provavelmente já eram os moldes chineses, aqueles de olhos opacos esverdeados, entretanto várias linhas, como a Susi Aeromoça TAM, tinha um rosto completamente diferente. O mesmo pra Susi Hora do Show. Isso também tinha uma relação com as linhas mais básicas, que tempos mais tarde se tornou um padrão para todas as bonecas, independente dos valores.

MOLD FACE BRASILEIRO TIPO 1

MOLD FACE BRASILEIRO TIPO 2

MOLD FACE CHINÊS TIPO 1

MOLD FACE CHINÊS TIPO 2


BGP – Você passou muito tempo dentro da Estrela estudando a Susi. Nesses bastidores como você via os profissionais “tratando” dela lá dentro? Como ela é vista pela equipe Estrela?

Infelizmente não tive a oportunidade de atuar dentro da Estrela com as pesquisas, por alguns motivos que partiram por parte da própria empresa. Pensando nas ferramentas de marketing, acredito que a Susi tenha se tornado o que chamamos de produto abacaxi, aquele que não dá mais lucro para empresa e que já está no fim de seu ciclo de vida, talvez seja por isso a impressão de que a empresa a deixe de lado por tantas vezes, e isso era nítido em contatos telefônicos para tentativa de coleta de informações.


BGP – Na sua opiniões quais as principais falhas da Estrela em relação ao relançamento da Susi em 2007?
Existiram diversos erros!!! Primeiro de estratégia e de apresentação da Susi desde o seu relançamento no ano de 2007. Naquela época, vivenciávamos um período de “gourmetização” não somente da boneca mas também de diversos segmentos do mercado assim como outros produtos.
Ao meu ver, o maior de todos os erros foi tentar segmentar a Susi para classes sociais mais altas, não somente nas campanhas (como a promoção que colocava a Susi na capa da revista CARAS ou o anúncio do relançamento com a parceria com a Daslu que estava sendo processada na época) mas também nas próprias coleções da boneca. A personagem havia se tornado mais moderna, mais antenada, frequentava salões e restaurantes para comer sushi, mas quão próximo ela estava de seu público?
Para uma personagem que é constantemente classificada como a prima “pobre” da Barbie, não condiz tentar colocá-la no mesmo estilo de vida de sua concorrente. Eles deveriam desmanchar a imagem de “escorada” que o próprio brasileiro criou e mostrar o que realmente significa ser a Susi.
As constantes alterações da personagem, sendo no produto físico quanto no promocional, também contribuíram para falha de desenvolvimento da boneca, ou seja, quem é a Susi?


BGP – Houve uma abertura pra você lá dentro da Estrela e essa janela foi fechada. O que realmente aconteceu e porquê?
No início dos contatos, a Estrela se mostrou bem aberta juntamente de seu departamento de marketing. Chegaram até mesmo a me oferecerem bonecas obsoletas pois meu desejo era reintroduzir a linha ao final dos estudos, ou pelo menos seus protótipos o que seria mais viável. Tempos depois os contatos foram ficando cada vez mais difíceis até que o projeto finalmente se encaminhou a diretoria, sabiamente encaminhei um pré-projeto apresentando os conceitos e finalidades e não o final. Um ou dois dias depois a Estrela agradeceu o interesse e vetou TUDO.


BGP – Seu contato na Estrela sempre foi com a mesma pessoa?
Sim. Falava com a liderança do departamento de Marketing.


BGP – Curiosamente, um dos pontos desenvolvidos era a criação de livros didáticos com a Susi, no entanto isso não se concretizou, mas atualmente a Estrela produz este tipo de produto. Você se sentiu “enganado” ou usado quando viu isso?
Sim e não. Não sei explicar a sensação que tive quando houve a proibição de estudo da marca. Foram bem diretos, ainda mais depois de mandar os passos principais de relançamento da marca, ou seja, talvez esse relançamento não esteja previsto ou da forma que imaginamos.


BGP – No tempo que passou estudando como você via o relacionamento da Estrela com o público colecionador da Susi?
Sempre vi a Estrela mantendo o mesmo nível de contato com os colecionadores, desde que acompanhei os grupos espalhados pelas redes sociais, era muito nítido quando alguém postava de forma animada sobre um possível retorno da boneca mas com um texto de e-mail já utilizado por diversas vezes com outros colecionadores.
Acho que o grande problema tem sido a expectativa criada pelos próprios colecionadores em exigir o retorno de uma boneca aos moldes dos anos 60/70, ainda mais depois do retorno do Falcon. E com muita sinceridade, os preços praticados pela Estrela por produtos de nível “collector” não condiz com a qualidade, muitos são como brinquedos comuns já produzidos pela mesma, mas a nostalgia e a experiência de se visitar a infância novamente é o que impulsiona o consumo para aqueles que podem realmente arcar com isso.


BGP - Porque esse mold face antigo seria um problema?
Pois, a meu ver como profissional de marketing, o ideal seria o relançamento da marca com duas linhas. Uma direcionada ao público de colecionadores, atendendo essa demanda pelos modelos dos anos 60/70 e até mesmo de versões mais modernas (usando o molde de 2007). E outra linha playline, reascendendo a marca no mercado e gerando presença na indústria infantil.

Bem queridos por hoje é isso. Espero que esse essas informações façam vocês refletirem! Pois nós como fãs da Susi temos que olhar pra frente!!! Olhar que a vida segue… Não só a boneca, a nossa vida caminha pra frente! Que possamos permitir a chegada do novo, para que as futuras gerações possam conhecer a Susi.
Peço também a Estrela que nos responda: QUEM É A SUSI? Só vocês podem nos dizer com firmeza


9 comentários:

  1. Uauuu... simplesmente incrivel. Sao tantas sensações ao ler essa entrevista.... Estou envergonhada de como vemos a Susi. E graças a você Michel, estamos vendo que, a Susi, não é nem nunca foi prima da Barbie. Embora, a Estrela nao saiba disso.. Nós sabemos que em nossos corações, ela é uma boneca única, com personalidade e brasileira....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e apoio de sempre! Estamos juntos nessa! #voltasusi

      Excluir
  2. Oi Angela! Que bom ter você aqui!
    SIM! A multipluralidade de gostos é que faz nossa vida tão interessante! Você está certa! ;)

    ResponderExcluir
  3. Cresci nos anos 60/70.Tive todos os moldes de Susi que lançaram nessa época(e ainda as tenho).
    Barbie era artigo desconhecido por essas bandas naquela época.E quando a lançaram no Brasil,nunca gostei,pq fugia muito do padrão Susi,que era mais "gente como a gente".
    Décadas depois,quando a Susi foi relançada, não a reconheci como Susi.Era apenas uma boneca a mais,no meio de tantas no mesmo "formato".
    Quando surgiu,nos anos 60, inspirada (pra não dizer copiada) na Sindy americana,ela era totalmente novidade na forma,na proposta.
    Posso até ter parado na tal fenda de tempo que tu citou,mas creio que a Susi não tem mais aquela aura,pq atualmente ela é mais do mesmo,a concorrência é grande e a meninada quer Barbie mesmo,com toda a aura que ela carrega em si.
    A Estrela perdeu,infelizmente,o bonde nessa história.E a gente sabe que bonde nem é usado mais como meio de transporte,salve em poucos pontos turísticos...
    O tempo não pára!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosmarie!
      Penso que naquela época não existia o acesso a informação que temos hoje e por isso essa magia em torno das primeiras Susis é tão forte! Pq quem viveu esse tempo via uma boneca única e apesar de ser a versão brasileira da Sindy ela acabou mesmo se tornando brasileira. Seguiu seu caminho.
      Infelizmente o erro da Estrela com a Susi foi ter aceitado tirar ela de linha pra por a Barbie por taaanto tempo. Depois quando ela voltou a Barbie já tinha a força de marca que mantém até hoje. :/
      Vejo muito potencial da Susi última geração, mas ela precisa ser cuidada, precisa ter personalidade, vida... TALVEZ fosse mais fácil fazer essa nova geração de crianças gostar da Susi.
      Vamos ver o que o futuro reserva para nossa fashion doll!!!

      Muito obrigado por compartilhar com a gente sua opinião.

      :)

      Excluir
  4. Excelente matéria e reflexões . O novo sempre vem ! (mas um relançamento nostálgico para colecionadores, também tem seu espaço) Obrigada <3

    ResponderExcluir
  5. 2021 e estou relendo essa matéria! Não entendi porque atacaram tanto esse blog! Aqui a palavra polêmica foi do entrevistado e não de quem postou. Ficou bem escrito! Gostei de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Gratidão pelo comentário! Sinta-se sempre bem vinda a voltar e opinar sobre tudo aqui. Somos um espaço aberto a ideias!

      Excluir